O Londrina Esporte Clube virou o Tubarão

1976


O filme “Tubarão” (Jaws), do diretor Steven Spielberg, estreou no Brasil em 25 de dezembro de 1975. O suspense estadunidense, baseado no livro homônimo de Peter Benchley, além de se tornar um fenômeno de bilheterias, deu fama ao seu diretor, que até então trabalhava para a televisão e tinha apenas um discreto longa de cinema no currículo. “Tubarão” foi considerado a obra inaugural do conceito de “blockbuster” – tipo de filmes produzidos pelos grandes estúdios de Hollywood que possuem alcance popular e alto faturamento nas bilheterias.

O jornalista Victor Grein Neto pegou carona na “febre” do filme e publicou tanto no jornal O Estado do Paraná quanto no jornal Tribuna do Paraná manchetes que chamavam o Londrina Esporte Clube (LEC) de “Tubarão”. Na preparação para o Campeonato Paranaense de 1976, o Londrina enfrentou em jogo amistoso o time da Catanduvense. A performance impressionou o jornalista, que, justificando o apelido dado, afirmou que o Londrina "engoliria" todos os adversários naquele ano.

Para além dessa versão, o radialista Rubens Fernando Cabral também manifestou ser o criador do apelido. Na versão de Cabral, que na época trabalhava na Rádio Clube, ele passou a chamar o time de “Tubarão” depois das vitórias do LEC contra o IX de Julho (5x1), Operário (4x1) e Grêmio de Esportes Maringá (3x0), já durante o Campeonato Paranaense. 

Já era o início da preparação do Londrina para a estreia no campeonato nacional de 1976. Então, o  “Tubarão” virou o mascote do LEC. 

Em 1996, o jornalista J. Mateus publicou o livro “Londrina Esporte Clube - 40 Anos - Do Caçula Gigante ao Tubarão”. Ao se deparar com o dilema, diante dos documentos apresentados por Victor Grein Neto e da convicção de Rubens Fernando Cabral sobre a autoria, J. Mateus assumiu que Grein era o "pai" do mascote, enquanto Cabral seria o "padrinho" do “Tubarão”. 

Fontes: Londrina Esporte Clube / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.