1940
A Biblioteca Pública Municipal de Londrina tem como marco inicial o Decreto nº 78 , de 23 de novembro de 1940. Em seu começo, e por alguns anos, funcionou nos porões do antigo prédio da prefeitura. Foi somente em 4 de setembro de 1951 que o equipamento cultural e educacional teve a sua inauguração oficial, ocupando o seu espaço no mesmo prédio que abrigava o Paço Municipal, localizado na rua Santa Catarina.
As transformações da Biblioteca Pública Municipal caminhavam no ritmo da demanda, sempre crescente, dos usuários. Em 1967, foi transferido para uma casa desapropriada e reformada na rua Mato Grosso. Pouco tempo depois, em 1970, e pelo mesmo motivo de aumento de demanda, houve nova mudança de endereço. A Biblioteca Pública foi para o prédio da antiga Casa da Criança, na praça Primeiro de Maio (atual sede da Secretaria Municipal de Cultura).
Nesse período, os gestores da Biblioteca enfrentaram os desafios de habitar um prédio que não nasceu para aquela finalidade. Vários reparos e reformas foram feitos para evitar danos aos livros e periódicos do acervo, especialmente em decorrência das frequentes chuvas.
Em 1974, recebeu o nome de Biblioteca Pública "Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza", pelo Decreto nº 114, em homenagem ao ex-governador do Paraná. Os anos foram passando e a estrutura da antiga Casa da Criança já era insuficiente para a circulação do público no local. Era o início da década de 1980 quando o Fórum de Londrina desocupou o prédio localizado na avenida Rio de Janeiro, nº 413, em frente à Catedral.
Como resultado de uma mobilização popular, o governo do Estado fez a doação do prédio para a Biblioteca Pública Municipal de Londrina. A mudança aconteceu em 1984 (onde a Biblioteca Pública permanece até os dias de hoje). Tendo em vista o maior espaço, a melhor condição de atendimento dos usuários e a demanda cultural existente na cidade, naquele período foram criados a Biblioteca Infantil e o Teatro Zaqueu de Melo (antigo tribunal do júri do Fórum).
Em 2016, a Biblioteca Infantil passou a ocupar parte do prédio sede da Secretaria Municipal de Cultura (antiga Casa da Criança), proporcionando maior e melhores condições para atender seus leitores.
Fontes: Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.