1943
O Brasil ainda vivia a “Era de Ouro do Rádio”, quando Itagiba Santiago, advogado paulista, membro da Comissão Técnica de Rádio, buscou uma concessão para Londrina. Tratou de resolver a instalação da emissora em família, deixando o serviço a cargo de seu irmão Eufrozino Lázaro Santiago. A primeira sede da Rádio Londrina foi um pequeno sobrado, atrás do Paço Municipal, conseguido de graça, com o prefeito Miguel Blasi.
Em caráter experimental, às 10 horas da noite, de 11 de setembro de 1943, foi ao ar a ZYD-4 Rádio Londrina. A primeira voz a ecoar foi de Eufrozino Santiago, que mesmo não tendo nenhuma experiência em rádio, assumiu o desafio e anunciou a emissora: “Aqui fala a ZYD-4, Rádio Londrina, em 820 kilociclos, transmitindo em caráter experimental.”
Passaram-se dois meses e então em 15 de novembro ocorreu a inauguração oficial da emissora. No livro “Da Rádio Londrina à Rádio Universidade – uma história de muitas histórias”, Francisca Sousa Mota Pinheiro registra a ocasião: “Presentes à solenidade, além dos diretores e funcionários, o padre, o juiz de Direito e os representantes dos primeiros patrocinadores de programas: Irmãos Fuganti, Alfaiataria Progresso e um cerealista da região.”
Em um texto escrito pelo jornalista Widson Schwartz (2001), consta que o faturamento de publicidade obtido durante a programação inaugural da rádio foi revertido para a construção da Santa Casa de Misericórdia de Londrina, que foi inaugurada no ano seguinte.
Santiago tratou de buscar gente com experiência profissional no rádio. E assim, Antônio D'Andréa, que veio de Cambará, foi o primeiro locutor de rádio em Londrina. Nessa história, entre os inúmeros registros existentes, a partir de documentos disponíveis no Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss, consta que Vicente de Sousa Pereira foi o primeiro funcionário da ZYD-4. Foi contratado como encarregado da discoteca e registrado ainda no dia 11 de setembro de 1943.
Itagiba Santiago resolveu fazer negócio com a rádio. E, em 1945, vendeu para um grupo de Ponta Grossa. A transação é um marco, pois reconhecidamente foi a partir daí que a Rádio Londrina efetivamente se desenvolveu, na mesma toada do crescimento da cidade que a sediou, nas décadas de 1940 e 1950.
Fontes: PINHEIRO, Francisca Sousa Mota e. Da Rádio Londrina à Rádio Universidade: uma história de muitas histórias. Londrina: Eduel, 2001. / SCHWARTZ, Widson. A era do rádio com a ZYD-4. Jornal de Londrina, Londrina, 29 jun. 1996. p.8A. / KOMARCHESQUI, Bruna Mayara; BONI, Paulo César. ZYD-4 Londrina: uma cidade nas ondas do rádio. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Natal, RN – 2 a 6 de setembro de 2008 / Acervo Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.