1976
Em março de 1976 foi fundada a ALCA - Associação Londrinense dos Cineastas Amadores. A ALCA era dedicada à bitola Super 8. Os principais objetivos da ALCA eram a produção de filmes e a participação destes em festivais nacionais; a exibição de filmes em Super 8 premiados em festivais; a criação de uma biblioteca especializada; além da promoção de cursos sobre teoria e prática de Super 8 para leigos.
Uma matéria publicada no jornal Folha de Londrina, em 21 de março de 1976, conta sobre a fundação da Associação. O texto informa que todos os interessados poderiam participar e "já aceita-se doações de qualquer material sobre cinema e Super 8". A primeira diretoria da ALCA teve Raul Zanketi como presidente, Daniel Martinon como vice e Hiran de Hollanda ocupando a funçÃo deo tesoureiro. Wanderley Marlier era o secretário. Carlos Eduardo Lourenço Jorge e Antônio Ricardo eram os divulgadores da entidade. "Todos ligados amadorística ou profissionalmente ao Super 8".
A primeira reunião aconteceu na produtora de Zanketi. Depois, os encontros passaram a acontecer no Foto Clube de Londrina. Mais tarde passariam a ocupar a sala do Auditório da Coordenadoria de Assuntos Culturais da UEL (CAC-UEL), no Edifício Júlio Fuganti. Os membros se encontravam uma vez por semana. Além disso, a entidade possuía um estatuto registrado e instituiu um concurso interno de filmes Super 8, como uma de suas primeiras medidas.
Em maio de 1976, a ALCA manda um representante para o "I Encontro de Cineclubes Paranaenses", promovido pela Fundação Cultural de Curitiba, por meio da Cinemateca do Museu Guido Viaro. Em julho e agosto daquele ano, a ALCA realizou o primeiro curso de cinema "Super 8 sem segredos". A ALCA também foi correalizadora do "Mês do Cinema Brasileiro Inédito", juntamente com a Embrafilme e o Setor de Cinema da UEL. "O Mês do Cinema Brasileiro Inédito", mostra em 16mm, foi realizado em setembro. Os filmes foram exibidos no Auditório da Diretoria de Ação Cultural da UEL (DAC-UEL), no Edifício Júlio Fuganti.
As diretorias tinham mandato de seis meses. A segunda diretoria foi presidida por Vicente José Lorenzo Izquierdo, que foi reeleito posteriormente. Então, a ALCA, em parceria com o Instituto Goethe de Curitiba e o Setor de Cinema da UEL, realizou, a partir de 28 de setembro de 1976, a "Primeira Semana do Moderno Cinema Alemão". Todos os filmes em 16mm foram exibidos na DAC-UEL. Uma programação conjunta com os setores de Música e Cinema da Diretoria de Ação Cultural da UEL, apresentava números musicais e exibia filmes toda última quinta-feira de cada mês, ao longo daquele ano.
Em outubro de 1976, a ALCA realizou uma mostra dos trabalhos premiados no IV Super Festival Nacional do Filme Super 8, no Grife (Grupo de Realizadores Independentes de Filmes Experimentais), de São Paulo. Em novembro do mesmo ano, a ALCA copromoveu o "II Mês do Cinema Brasileiro Inédito", devido ao grande sucesso do primeiro.
A ALCA tentou realizar, em conjunto com a Folha de Londrina, a UEL e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o "I Festival Super 8 do Norte do Paraná", em Londrina, no mês de abril de 1977. O Festival distribuiria cinquenta mil cruzeiros em prêmios, com a presença de um júri oficial e um popular, abertura a todos os gêneros e durações, além da aceitação de obras premiadas em festivais anteriores. Mas a ideia não chegou a se concretizar, apesar de toda a repercussão, como mostrava as reportagens da Folha de Londrina da época.
Em 1977, no mês de julho, a Associação realizou o "Ciclo dos 80 Anos do Cinema Brasileiro". Os filmes programados foram exibidos durante o segundo semestre daquele ano. A copromoção foi da Diretoria de Ação Cultural da Universidade de Londrina. A ALCA durou até o início dos anos 1980.
Fontes: “Memória: Produção Cinematográfica em Londrina”, de Caio Julio Cesaro – monografia de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Universidade Estadual de Londrina, 1995 / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.