Afonso Nacle Haikal

1941


Nascido no dia 9 de julho de 1916, em Ubá, no interior de Minas Gerais, Afonso Nacle Haikal se formou em Medicina em 1940 pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Apenas um ano após sua formação, ele chegou a Londrina, em 3 de março de 1941, quando a cidade contava com 12 mil habitantes. Foi um dos primeiros pediatras da região, enfrentando desafios significativos para exercer sua profissão em um tempo em que a infraestrutura de saúde era rudimentar.

Seu primeiro consultório estava localizado na rua Sergipe, onde dividia o endereço com o colega médico Abílio Soares e o advogado Hosken de Novaes. Durante os primeiros anos de sua prática, Haikal lidou com a falta de hospitais e recursos, muitas vezes atendendo seus pacientes em casas, hoteis ou pensões. Ele e outros médicos pioneiros enfrentaram estradas de terra e poeira ou lama, dependendo do clima, para garantir que os doentes recebessem o cuidado necessário. 

Além de sua prática médica, Afonso Haikal teve uma presença marcante na sociedade londrinense. Fundador da Associação Médica de Londrina  e seu presidente em 1967, ele também foi curador da Fundação do Ensino Superior de Londrina (Fesulon), criada para viabilizar a Faculdade de Medicina e que mais tarde ajudou a fundar a Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

No campo social, Haikal ajudou a fundar o Grêmio Literário Londrinense, o Iate Clube, o Londrina Country Club e o Aeroclube de Londrina, onde se formou como piloto na primeira turma. Também foi um dos fundadores do Lions Club de Londrina, atuando em inúmeras iniciativas voluntárias.

Reconhecido por sua dedicação à ética médica, em 1991, Haikal foi condecorado com o “Mérito Ético-Profissional” pelo Conselho Regional de Medicina do Paraná. Seu trabalho incansável e sua paixão por Londrina o tornaram uma figura inestimável para a cidade, sendo também agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Pinheiro, a maior honraria concedida pelo governo do Paraná. Afonso Haikal faleceu em dezembro de 2015, aos 99 anos.

Fontes: Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM/PR) / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro Afonso Nacle Haikal
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.