1950
Mário César Stamm, nascido em 16 de janeiro de 1924, em Itajaí, Santa Catarina, foi uma figura marcante na história de Londrina. Stamm mudou-se para Joinville e, posteriormente, para o Rio de Janeiro, onde concluiu o ensino médio. Em 1949, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Após sua graduação, trabalhou em Blumenau em uma empresa de estradas de ferro, antes de se estabelecer definitivamente em Londrina.
Em Londrina, Stamm consolidou sua carreira como engenheiro e desempenhou um papel fundamental na educação e desenvolvimento técnico da região. Junto com colegas como Celso Gomes e José Pedro da Rocha Neto, ele percebeu a necessidade urgente de criar uma instituição de ensino superior que oferecesse cursos de engenharia. Esse esforço culminou na fundação do Instituto Politécnico de Londrina (Ipolon) em 1968, que rapidamente se tornou uma referência em cursos técnicos nas áreas de construção civil, eletrotécnica e eletroeletrônica.
Stamm também foi um líder influente no Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina, onde serviu como presidente em três ocasiões (1955, 1957 e 1960). Sua dedicação à engenharia o levou a buscar continuamente aperfeiçoamento, como demonstrado pelo curso de Pavimentação Asfáltica que concluiu no Instituto de Pesquisas Rodoviárias em 1967.
Mário César Stamm também teve uma carreira política notável, atuando como Deputado Federal por duas legislaturas (1971-1975 e 1979-1983). Também tentou a prefeitura de Londrina. Durante seus dois mandatos como deputado, foi membro de comissões permanentes de grande importância, como Comunicações, Minas e Energia, Transportes e Obras Públicas. Ele trabalhou para impulsionar o desenvolvimento da região, apoiando projetos de infraestrutura e educação.
Stamm também ocupou cargos públicos estratégicos, como Engenheiro-Chefe do 7º e 8º Distritos Rodoviários em Londrina (1965-1967 e 1975) e, entre 1968 e 1969, foi Diretor-Geral do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR). Seu legado é uma mistura de progresso técnico e compromisso com o desenvolvimento comunitário, moldando Londrina em um polo de inovação e conhecimento.
Fontes: Câmara dos Deputados / Acervo Londrina Histórica.
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