O professor e doutor João Henrique Steffen Júnior

1950


Nascido em Indaiatuba, interior de São Paulo, e formado em medicina, em 1949, pela Universidade de São Paulo (USP), João Henrique Steffen Júnior fez de Londrina seu lar e campo de atuação. Sua trajetória é uma mescla de dedicação à medicina, envolvimento comunitário e um legado de humanitarismo.

O jovem doutor, após a graduação, veio para Londrina e sua chegada marcou o início de uma era na medicina regional. Como especialista em ginecologia e obstetrícia, ele não apenas contribuiu para o nascimento de mais de seis mil vidas, mas também para o nascimento de uma nova fase no cuidado médico no Norte do Paraná. Sua identidade com as gerações da região é um testamento do impacto pessoal e profissional que o professor e doutor João Henrique Steffen Júnior teve na comunidade.

É reconhecido como um dos médicos fundadores do Hospital Evangélico, onde atuou como diretor por mais de três décadas. Foi um dos primeiros professores do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Essas instituições são hoje centros de excelência e simbolizam o legado duradouro de sua visão e liderança.

Seu compromisso com a evolução da medicina na região fica evidenciado, inclusive, com a sua atuação no Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM-PR), onde foi diretor em mais de uma oportunidade e delegado até seus últimos dias de vida. Também participou ativamente da Associação Médica de Londrina (AML), sendo seu presidente em 1970. Além de sua contribuição na medicina, Steffen também se destacou por seu envolvimento em projetos sociais. Foi um dos colaboradores na criação do Rotary Club Londrina Norte.

Atendeu como médico até os 89 anos de vida. 

Essas ações lhe renderam merecidos reconhecimentos, como o título de cidadão honorário de Londrina em 2009 e as três principais condecorações do CRM-PR, incluindo o Diploma de Mérito Ético (50 anos de atividade) em 2000, o de Honra ao Mérito (60 anos de formado) em 2012 e a Medalha de Lucas (reconhecimento ao seu trabalho social e humanitário) em 2017.

Considerado um dos mais renomados médicos do Paraná, o professor e doutor João Henrique Steffen Júnior construiu uma trajetória com humildade, simplicidade e muita perseverança. Faleceu em Londrina aos 94 anos, no dia 4 de fevereiro de 2018, deixando esposa, quatro filhos, oito netos e quatro bisnetos.

Fontes: Conselho Regional de Medicina do Estado do Paraná (CRM/PR) / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro João Henrique Steffen Júnior
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.