1941
Oswaldo Leite somente recebeu o reconhecimento formal como fotógrafo da Prefeitura de Londrina em 1 de fevereiro de 1977, registrado em sua ficha funcional, com oito horas de trabalho por dia, recebendo 16,67 Cruzeiros por hora. Em boa parte da sua jornada exerceu essa função de forma não exclusiva. Ao longo dos anos, teve os registros de fiscal, de escriturário, de oficial administrativo e de fotógrafo, permanecendo a maior parte dos anos dentro da mesma repartição: a secretaria de Obras e Urbanismo.
Foram quase cinco décadas dedicadas ao serviço público. Sua primeira aposentadoria aconteceu em 21 de fevereiro de 1967, mas como o salário de aposentado era pouco, aceitou o convite para retornar, em 31 de dezembro de 1970, sendo nomeado em comissão para exercer a função de Assistente dentro da Secretaria de Urbanismo, Obras e Viação. Por motivo de idade, Leite faz um novo pedido de aposentadoria em 04 de novembro de 1986. No entanto, ele retorna à prefeitura, em 1992, como oficial administrativo, permanecendo até 1995, quando faleceu, aos 74 anos.
A prefeitura por diversas ocasiões manifestou o seu reconhecimento à contribuição de Oswaldo Leite. Milton de Meneses, prefeito de Londrina, por duas ocasiões, de 1952 a 1955 e de 1960 a 1964, “determinou que ficasse constando, com o devido destaque, nota elogiosa pela maneira exemplar com que sempre se houve no exercício de suas funções”.
Outro que fez questão de registrar o apreço ao trabalho de Leite foi Antonio Fernandes Sobrinho, chefe do executivo municipal de 1955 a 1959, que “determinou que constasse dos assentamentos individuais, voto de louvor pela cooperação eficiente, maneira irrepreensível, competência, assiduidade, e zelo nos serviços a êle feitos”.
Oswaldo Leite, o primeiro fotógrafo da Prefeitura de Londrina, capturou não apenas imagens, mas a essência evolutiva da cidade, consolidando-se como um dos marcos referenciais na história visual de Londrina.
Fontes: Oswaldo Leite em Londrina (1950): pequena biografia. Fernanda Cequalini Frozoni. Orientadora: Zueleide Casagrande de Paula. Universidade Estadual de Londrina / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.