1941
Oswaldo Leite foi um homem sem título acadêmico que ficou imortalizado pelas imagens que registrou, sendo ele o primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura de Londrina. O acervo de fotografias que deixou contam o crescimento urbano e econômico da cidade nas décadas de 1950, 1960 e 1970, por meio do registro das obras de infraestrutura realizadas pela administração pública.
Oswaldo, filho de Manoel e Luiza Leite, nasceu nos campos de Itu, no interior de São Paulo, em 28 de setembro de 1921. Originário de uma família de posses, Leite, contudo, não se viu afeito aos caminhos da fazenda. Optou por uma jornada diferente, foi açougueiro e serviu o Exército por dois anos. Embora nunca tenha frequentado a escola, sabia ler e escrever.
Pode-se dizer que foi a paixão que trouxe Oswaldo Leite a Londrina. Explico. Ele namorava a jovem Maria Vizzi, cujo o pai era pedreiro e, tendo ouvido falar sobre o progresso e as oportunidades no Norte do Paraná, decidiu que mudaria com a família para Londrina. Sendo assim, para não perder a amada, Leite se casa em 03 de dezembro de 1941 e, a seguir, junto com a esposa e seus sogros viaja para a futura capital do café.
O primeiro trabalho na nova terra foi como pedreiro, assim como seu sogro. Mas Leite logo se viu envolvido nos desígnios da cidade. Um convite do prefeito Willie Davids o levou para a Secretaria de Obras e Urbanismo, iniciando como fiscal de 3ª zona, no dia 1o de fevereiro de 1942, aos 21 anos. Dizem as histórias que seu talento nos campos de futebol foi a porta de entrada para o serviço na prefeitura, um jogo de trocas que marcou os primórdios de sua carreira.
Durante os anos 1950, quando Londrina vivia a pujança da cultura cafeeira e passava por diversas transformações em sua paisagem urbana, Leite, então escriturário e oficial administrativo, iniciou suas atividades fotográficas. Captou em suas fotografias as constantes reformas e construções por toda a cidade, que representavam o desenvolvimento e a modernização do município, tornando-se o primeiro fotógrafo da Prefeitura de Londrina.
Fontes: Oswaldo Leite em Londrina (1950): pequena biografia. Fernanda Cequalini Frozoni. Orientadora: Zueleide Casagrande de Paula. Universidade Estadual de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.