1942
Luiz Bon nasceu em Jaú, no interior der São Paulo, em 18 de março de 1895. Filho dos imigrantes italianos Antonio Bom e Favarina Veronica, em 1942, veio para Londrina e fixou residência em um sítio, na Água do Cafezal, onde permaneceu por oito anos. Participou ativamente da vida política da cidade e fez campanha para eleição do prefeito Hugo Cabral.
Como um empreendedor visionário, em sua propriedade, na Água da Esperança, iniciou a exploração de pedreira para confecção de paralelepípedos. E, com o aproveitamento das águas que atravessavam seu sítio, construiu um dos primeiros geradores de energia da época.
Contudo, seu legado vai além do aspecto industrial. Bon foi um dos articuladores para construção da Escola Municipal Rocha Pombo, no jardim Jockey Clube, além de grande incentivador dos times de futebol da cidade. Sua devoção à comunidade se estendia também às questões religiosas, sendo presença assídua nas missas da Catedral e colaborando com festividades beneficentes.
Foi casado com Adelina Destro Bom, com quem teve doze filhos. Luiz Bon faleceu no dia 7 de julho de 1960. Em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento de Londrina, a prefeitura prestou-lhe homenagem atribuindo o seu nome ao ginásio de esportes do jardim Bandeirantes, localizado na avenida Arthur Thomas, na altura da avenida Serra do Flamengo, conforme a lei municipal nº 9.022/2002. Em 2020, a prefeitura divulgou a entrega da revitalização completa do ginásio de esportes. Também, há no município uma rua chamada Luiz Bon, no jardim Santiago.
Fontes: “Ruas, praças, avenidas e próprios públicos do município de Londrina denominados em 2002 - Biografia dos homenageados”, publicado pela Câmara Municipal de Londrina, em 2003. / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.