1938
Nascido em uma realidade de escassez e luta, Justiniano Clímaco da Silva, conhecido como “Doutor Preto”, escreveu sua história com determinação e coragem. Originário de Santo Amaro da Purificação, na Bahia, em 8 de janeiro de 1908, ele quebrou barreiras sociais desde cedo. Neto de escravos, filho de Justino de Matos da Silva e Anastácia da Anunciação, uma trabalhadora doméstica, Justiniano encontrou nos estudos uma oportunidade de transformação.
Após concluir seus estudos primários, começou sua jornada de professor alfabetizando pedreiros, carpinteiros e demais interessados da pequena localidade em que vivia. Ainda muito jovem, a determinação que o impulsionava desde os primeiros passos de professor o guiou para Salvador, onde estudou num seminário para formação de padres. E, contra todas as expectativas de uma época em que o magistério era exclusivamente feminino, ele se preparou para o vestibular da Escola Normal.
Formou-se em Ciências e Letras e passou a lecionar Matemática em escolas da Bahia. Mas, desde cedo, um exemplo inspirador, Doutor Bião, médico de Santo Amaro a quem admirava profundamente, acendeu-lhe a chama do sonho de tornar-se médico. Enfrentando obstáculos financeiros, ele trilhou um caminho árduo, financiando seus estudos com o trabalho de professor e ingressando na Faculdade de Medicina da Bahia. Obteve o diploma de médico em 7 de dezembro de 1933. Mesmo após se tornar médico, continuou o seu trabalho de professor.
A chamada para Londrina chegou por meio de um tio. Com informações sobre a Companhia de Terras Norte do Paraná e sobre Londrina, Justiniano embarcou em uma jornada incerta, com 400 mil réis emprestados, em busca de um futuro em uma cidade em expansão.
Fontes: “Ruas, praças, avenidas e próprios públicos do município de Londrina denominados em 2002 - Biografia dos homenageados”, publicado pela Câmara Municipal de Londrina, em 2003. / “O Doutor Preto Justiniano Clímaco da Silva: a presença negra pioneira em Londrina”, Mariana Panta e Maria Nilza da Silva. 2011. / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.