1952
Com a extinção do bipartidarismo, em 29 de novembro de 1979, e a consequente reformulação partidária, Wilson Moreira ingressou no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), sucessor do MDB, demonstrando sua persistência em continuar contribuindo para a mudança que acreditava ser possível.
Nas eleições de novembro de 1982, elegeu-se prefeito de Londrina, tomando posse em fevereiro do ano seguinte. Administrou a prefeitura no período de 1983 a 1988, sucedendo a Antônio Belinati.
Ele recebeu uma cidade com uma situação financeira caótica. Vale lembrar que era um período de inflação galopante. O caixa da prefeitura estava vazio e conta-se que a dívida “chegava a representar de 7 a 8 orçamentos anuais do município”. Nem os encargos sociais eram recolhidos. O caso era tão extremo que virou notícia dada pelo jornalista Joelmir Betting: a Prefeitura de Londrina era a mais endividada do Brasil.
Ao novo prefeito, cabia enfrentar os problemas com criatividade e determinação. Sua fama de administrador econômico rendeu algumas boas histórias. Entre elas, aquela de que ele teria dado ordem de colocar algumas ovelhas para capinar as praças perto da prefeitura e o Igapó a fim de não gastar com a roçagem desses locais.
Homem de convicções, Wilson Moreira lançou projetos que deixariam uma marca duradoura na cidade. A concepção da Via Leste, que hoje é a avenida Leste-Oeste, e da nova rodoviária, que foi viabilizada por meio de um inovador sistema de condomínio, demonstrou sua abordagem progressista para resolver os problemas urbanos.
Seus esforços resultaram na criação do Terminal Urbano de Transporte Coletivo e do Anfiteatro do Zerão, entre outras obras realizadas durante a sua gestão. Mas Wilson não era apenas um político e administrador; ele também era um cidadão preocupado com o futuro da educação e da saúde em Londrina.
Além disso, durante o mandato, Moreira ainda cruzou oceanos em busca de investimentos que beneficiariam a sua cidade. Viajou para a França, Itália, Inglaterra e Portugal, demonstrando seu compromisso em trazer crescimento e oportunidades para Londrina. Deixou a prefeitura em dezembro de 1988.
Fontes: Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Folha de Londrina / Câmara dos Deputados / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.