José Luis Pascual Pascual

1956


Filho de José Pascual Casanovas e Maria Concepcion Pascual Garcia, José Luis Pascual Pascual nasceu em 9 de outubro de 1923, na região de Puerta del Sol, em Madri, na Espanha.  Cursou o segundo grau no Colégio Marista da capital espanhola. Durante o tempo de estudante de medicina na Universidade de Madri, chegou a  treinar entre os juvenis do Real Madrid. O célebre dirigente e nome do estádio do Real Madrid, Santiago Bernabéu, foi uma das grandes amizades que Pascual desenvolveu na Espanha. 

José Luis graduou-se em Medicina, em 1951. Nesse período, o país vivia sob o regime ditatorial de Francisco Franco (1939-1975). Madri tinha cerca de 8 mil médicos. Diante de um cenário de poucas oportunidades, e já acumulando a experiência de tenente do Exército Espanhol, José Luis migrou para o Brasil em 1955. Ibanes de Carvalho, que fazia doutorado no Instituto Ramon de Cajal, foi quem lhe mostrou o Brasil como uma terra de oportunidades para jovens médicos. Depois de curtas passagens por Belo Horizonte e São Paulo, chegou em Londrina em 1956, junto com o colega José Lorenzo Izquierdo. 

De pronto, iniciou atividades na Santa Casa e na Casa de Saúde São Leopoldo. Pascual então criou o laboratório da São Leopoldo, que tinha o único banco de sangue da região. Casou-se com Anizilda Coelho Pascual em 1957. Com a companheira de toda a vida, teve dois filhos. 

Foi um dos primeiros médicos do Hospital Evangélico de Londrina e está também entre os pioneiros fundadores que iniciaram em 1959 o laboratório clínico deste hospital. Por conta da burocracia, em 1966, enfrentou a viagem à capital pernambucana e prestou exame na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Recife, para ter revalidado seu diploma de médico em território brasileiro. Anos depois, especializou-se em patologia clínica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Fundou e foi diretor do Laboratório Biopar, criado formalmente em fevereiro de 1974. A firma chegou a empregar mais de mil colaboradores. No dia do médico, em outubro de 2002, recebeu do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM), junto com outros 17 profissionais do Estado, o Mérito Ético Médico, por completar 50 anos de trabalho exemplar. Também foi homenageado com o título de Cidadão Honorário de Londrina. José Luis Pascual Pascual faleceu em agosto de 2009, aos 85 anos.

Fontes: Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM) / Câmara Municipal de Londrina (CML) / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 1 registros relacionados ao pioneiro José Luis Pascual Pascual
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.