José Richa

1972


José Richa nasceu em São Fidélis, Rio de Janeiro, no dia 11 de setembro de 1934. Os pais, Assad Khalil Richa e Joanna Miguel Richa, eram imigrantes libaneses. Veio para o Paraná ainda jovem. Formou-se em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná, em 1959. Enquanto cursava a faculdade, teve momentos intensos. Por essa época, entre 1957 e 1958, Richa atuou como  repórter do Jornal Diário do Paraná, redator-noticiarista da Rádio Colombo, e foi presidente da União Paranaense dos Estudantes.

A sua carreira política já tinha iniciado. Entre 1961 e 1962, foi Oficial de Gabinete do Governador do Paraná e Chefe de Gabinete do Secretário do Interior e Justiça. E então, em 1962, pelo Partido Democrata Cristão (PDC), elegeu-se deputado federal. Exerceu o mandato de 1963 a 1967. Nesse meio tempo, como consequência do golpe militar de 1964, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido político do qual é reconhecido como um de seus fundadores. Em 1966, conquistou a reeleição. Foi deputado federal pela segunda vez no período de 1967 a 1971. 

Em 1970, lançou candidatura à posição de senador, mas não obteve êxito. Usou a consistente trajetória no ambiente federal como base para eleger-se prefeito de Londrina em 1972. Ficou no cargo entre 1973 e 1977. Seu capital político ajudou-o a realizar uma administração que contou com volumosos recursos do governo federal. Assim, fez inúmeras obras públicas nas áreas de saneamento e pavimentação, tendo construído o Estádio do Café, a Via Expressa e as novas sedes do Tiro de Guerra e do Corpo de Bombeiros. Também implantou o Plano Integrado do Distrito Industrial, que agrupou 85 novas indústrias e gerou dez mil novos empregos.

A vitória para o Senado Federal veio em 1978. Quatro anos depois, em 1982, elegeu-se governador do Paraná. Seu mandato ficou marcado pelo desenvolvimento de projetos sociais. Richa então engajou-se na campanha das eleições “Diretas Já” para a presidência da República. Descompatibilizou-se da função de governador no início de 1986 para, mais uma vez, concorrer e vencer a eleição para senador. Durante o segundo mandato no Senado Federal, mudou de legenda partidária, deixando o PMDB em 1988 para ser um dos fundadores do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). 

Tentou voltar ao governo do Paraná. Foi candidato em 1990, mas não foi eleito. Terminou o mandato no Senado em 1995 e depois passou a ocupar-se de negócios pessoais. José Richa foi casado com Arlete Vilela Richa, com quem teve três filhos: José Richa Filho, Carlos Alberto Richa e Adriano Richa. Faleceu em 17 de dezembro de 2003.

Seu trabalho foi reconhecido de diversas formas. Entre as condecorações que José Richa recebeu estão: a Ordem Real Sueca da Estrela Polar, no grau de Grã-Cruz, do Governo da Suécia; a Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho, no grau de Grã-Cruz, do Tribunal Superior do Trabalho; a Medalha do Mérito Cândido Rondon, do Governo de Rondônia; a Grande Medalha da Inconfidência, do Governo de Minas Gerais; o título de Cidadão Benemérito, de São Fidélis (RJ); o Destaque A Lavoura - 1986, da Sociedade Nacional da Agricultura, em junho de 1987; a Condecoração da Ordem do Mérito Naval, em junho de 1987; a Condecoração da Ordem do Mérito Aeronáutico, em outubro de 1987. Ainda, foi Membro Honorário Nacional da Academia Brasileira de Odontologia Militar e Membro Efetivo do Conselho Superior da Academia Brasileira de História.

Fontes: Cerimonial do Governo do Estado do Paraná / Câmara dos Deputados / Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 16 registros relacionados ao pioneiro José Richa

2002

Londrina celebrou inauguração do novo terminal do Aeroporto Governador José Richa

Em 26 de novembro de 2002, Londrina deu um grande passo em direção à modernidade com a inauguração do novo terminal de passageiros do Aeroporto Governador José Richa. A nova estrutura, com 5,5 mil metros quadrados, trouxe uma capacidade ampliada para atender até 800 passageiros por hora, um salto significativo em relaç[...] Leia mais


1968

João Carlos Bespalhok: liderança e desenvolvimento urbano em Londrina

João Carlos Bespalhok, engenheiro civil formado pela Universidade Federal do Paraná, é um nome importante na história de Londrina, especialmente por sua atuação no desenvolvimento urbano e infraestrutura da cidade. Nascido em uma família com raízes profundas na área técnica – filho de um eletricista e irmão de um engen[...] Leia mais


1976

Inauguração do Estádio do Café: um marco histórico celebrado pela Folha de Londrina

No domingo, 22 de agosto de 1976, a cidade de Londrina vivia um de seus momentos mais marcantes. A inauguração do Estádio do Café, destacada com grande ênfase na capa da Folha de Londrina, além da abertura de um novo espaço para o futebol, era um evento de importância regional que prometia atrair tanto os tradicionais [...] Leia mais


1948

O Salão Coroados

Em junho de 2019, a Folha de Londrina publicou uma reportagem de Vitor Ogawa que contou o fim de uma era: após 71 anos, o Salão Coroados fechou suas portas. Localizado na rua Senador Souza Naves, o salão de cabeleireiros iniciou suas atividades no saguão do Hotel Londrina, inaugurado em 1948 por Newton Câmara. Inicialm[...] Leia mais


1988

A praça Nishinomiya

A relação entre Londrina e Nishinomiya vai além da mera formalidade. Ela simboliza um elo cultural e histórico, evidenciando o impacto da imigração e das relações internacionais no enriquecimento das comunidades locais. Londrina, com sua história de imigração japonesa, e Nishinomiya, com sua abertura para a cultura bra[...] Leia mais


1984

Biblioteca Especializada Infantil

A Biblioteca Infantil de Londrina, inaugurada em 10 de dezembro de 1984, foi criada pela Lei n.º 3.757 de 14 de dezembro de 1984, na gestão do governador José Richa e do prefeito Wilson Moreira.Após a mudança de endereço da Biblioteca Pública Municipal de Londrina para o prédio do antigo Fórum da cidade, a Biblioteca I[...] Leia mais


1970

O Parque das Indústrias Leves

Em julho de 2011, o Parque das Indústrias Leves, situado na zona leste de Londrina, celebrou uma etapa de sua jornada rumo ao progresso e à revitalização. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) destacou este momento em seu boletim, marcando um período de transformação significativa para o bairro. A área industrial[...] Leia mais


1977

A construção da avenida Dez de Dezembro

Embora receba o nome de “Dez de Dezembro”, uma homenagem ao dia que Londrina tornou-se município, a Via Expressa, como também ficou conhecida, foi inaugurada em 11 de setembro de 1977. As obras foram conduzidas pela prefeitura, no período de 1975 a 1977, com o objetivo de conectar a BR-369 à PR-445, as duas principais [...] Leia mais


1980

Protagonismo político londrinense e as Diretas-Já

Na década de 1980, em meio às crescentes manifestações populares pela mudança do regime político brasileiro, e diante de um governo totalitário que se agarrava a “casuísmos” para perpetuar seu domínio, o povo paranaense, por meio das urnas, consolidava a oposição nas esferas legislativas.Com a promessa de uma "abertura[...] Leia mais


1976

Epesmel: a escola social

Em 1973, Londrina tinha cerca de 300 mil habitantes. Era o epicentro da região norte paranaense, atraindo investimentos e sonhos de prosperidade. Muita gente veio para cá, mas nem todos tiveram as mesmas oportunidades. A exclusão social tornou-se um tema urgente, com reflexos negativos para a juventude.Diante das circu[...] Leia mais


1930

Trajetória urbana de Londrina: do café à verticalização

Londrina cresceu impulsionada pelo café e pelos sonhos de seus colonizadores. O ano era 1930, e a Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) vislumbrou as vastas terras vermelhas e férteis que se estendiam como um horizonte inexplorado. Nasceu Londrina, com suas promessas de prosperidade e o desejo de se tornar um polo[...] Leia mais


1949

Aeroporto de Londrina: a época do ouro verde

Era 1949 quando um terreno na zona Leste de Londrina começou a testemunhar o desenrolar de uma história que ganharia os ares. Ergueu-se, modestamente, uma casa de madeira, marco inaugural do que viria a se tornar o Aeroporto Internacional de Londrina Governador José Richa. Embora discreto em sua origem, aquele local já[...] Leia mais


1976

Estádio do Café: a casa do LEC

A construção do Estádio do Café começou em agosto de 1974, em uma área localizada a quatro quilômetros do centro do município, na região norte da cidade. Mas as obras só foram aceleradas mesmo a partir da confirmação do convite para que o Londrina Esporte Clube (LEC), pela primeira vez, disputasse a divisão de elite do[...] Leia mais


1973

A Codel foi criada em 1973

O prefeito José Richa criou a Codel e empossou o engenheiro João Carlos Bespalhok como o primeiro diretor do órgão. Foi a Lei nº. 2.396, de 22 de dezembro de 1973, que autorizou o Executivo Municipal a promover as medidas e atos necessários à constituição, instalação e funcionamento de Empresa Pública Municipal, a deno[...] Leia mais



1952

Wilson Rodrigues Moreira - parte 1

Era o início dos anos 1950, e o jovem nascido no dia 21 de agosto de 1923, em Uberaba, Minas Gerais, filho de Otaviano Rodrigues Moreira e de Militina Fernandina Moreira, tinha grandes sonhos e ambições que o impulsionariam a escrever seu nome na história de uma cidade em crescimento. Wilson Rodrigues Moreira, com sua formação em engenharia e sua vontade de fazer a diferença, desembarcou em Londrina em 1952, trazendo consigo sua dedicação, sua experiência como agricultor e pecuarista. Logo filio[...]

Leia Mais

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.