José Hosken de Novaes

1941


Considerado um dos melhores políticos da história de Londrina, José Hosken de Novaes, mineiro da cidade de Carangola, nasceu em 7 de fevereiro de 1917. Filho de Américo Moreira Novaes e Maria Hosken de Novaes, fez o curso fundamental em sua terra natal. Mais tarde, mudou-se para o Rio de Janeiro para estudar Direito. Em 1939, obteve o grau de bacharel em ciências jurídicas pela Faculdade Nacional de Direito. O jovem advogado chegou a Londrina em 1941, para chefiar o departamento jurídico da prefeitura, no primeiro mandato do prefeito Milton de Menezes. No ano seguinte, a sua família se mudou para a cidade.

Ingressou na política após a redemocratização do país em 1945, na União Democrática Nacional. Seu prestígio como advogado e líder ultrapassou as fronteiras do município. Exerceu assim os cargos de procurador-geral do Estado, secretário de Estado da Fazenda e membro da Comissão Estadual de Revisão de Terras e Consultas.

Em 1963, elegeu-se prefeito de Londrina. Sua gestão modelar teve um sentido altamente humanitário, voltado inteiramente para as pessoas carentes. Criou o Serviço de Assistência Médica Municipal e o Pronto Socorro Odontológico. Aplicou grandes recursos na área de educação, expandiu o Serviço de Água e Esgotos. Implantou o Sercomtel (Serviço de Comunicação Telefônica de Londrina) e a Cohab-Ld (Companhia de Habitação de Londrina), autarquia responsável pela construção das primeiras casas populares da cidade. Seu mandato terminou em 1969.

Foi eleito vice-governador em 1979. Assumiu o poder para completar o período governamental, dada a desincompatibilização de Ney Braga, candidato ao Senado. Foi o 46.º Governador do Paraná, gerindo o Estado no período de 14 de maio de 1982 até 15 de março de 1983. Destacou-se pela contenção de gastos, apoio às atividades culturais e proteção ao social. Presidiu, com total isenção, as eleições governamentais com transparente austeridade.

Professor de Direito Civil, ao deixar o governo, voltou às aulas e ao seu escritório de advocacia em Londrina. Hosken de Novaes faleceu no dia 31 de janeiro de 2006, aos 88 anos. Em 2022, o jornalista e escritor José Antonio Pedriali publicou o livro “José Hosken de Novaes: o homem que não se corrompeu”, biografia que faz um resgate de artigos e discursos do ex-prefeito de Londrina.

Fontes: Prefeitura do Município de Londrina /  Pedriali, José Antonio (2022). José Hosken de Novaes - O Homem que não se Corrompeu. Londrina: Casa Itália / Acervo Londrina Histórica.



Foram encontrado(s) 5 registros relacionados ao pioneiro José Hosken de Novaes

1972

De sede da prefeitura à CMTU: o prédio da avenida Juscelino Kubischeck

Durante a gestão do prefeito Dalton Paranaguá, em 1972, a sede administrativa e todos os serviços da prefeitura foram transferidos para o prédio da avenida Juscelino Kubischeck, na esquina com a rua Prof. João Cândido. A obra foi projetada pelo arquiteto Aristeu Paiva, sendo a data de entrada do projeto o dia 6 de deze[...] Leia mais


1980

Protagonismo político londrinense e as Diretas-Já

Na década de 1980, em meio às crescentes manifestações populares pela mudança do regime político brasileiro, e diante de um governo totalitário que se agarrava a “casuísmos” para perpetuar seu domínio, o povo paranaense, por meio das urnas, consolidava a oposição nas esferas legislativas.Com a promessa de uma "abertura[...] Leia mais


1954

Mercado Shangri-lá

Londrina respira ares de história em suas ruas e seus recantos. E um lugar que personifica isso tão vividamente é o Mercado Municipal Shangri-lá. Um ícone enraizado na essência da urbe, ele transcende o mero comércio e se converte em um portal temporal para os momentos passados que moldaram a comunidade londrinense. O [...] Leia mais


1968

O Cinerama

Em 1968, a experiência imersiva do super cinerama foi inaugurada na cidade. O até então Cine Londrina adquiriu novos e modernos equipamentos de projeção e passou a exibir filmes no formato. A primeira sessão foi em 7 de fevereiro, já com o Cine Londrina renomeado para Cinerama – Londrina, então, foi a primeira cidade d[...] Leia mais



Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.